Bustos recebeu em Junho I Feira Republicana

15 junho 2015

Decorreu no largo da feira do Sobreiro, nos dias 5, 6 e 7 de Junho a I  Feira Republicana, com recriação Histórica à Época da 1ªRepública.
Neste fim de semana histórico a união de freguesias de Bustos, Troviscal e Mamarrosa e o concelho viram recriados muitos factos que marcaram o inicio da I República na nossa terra. Estas vilas tiveram no seu desenvolvimento lutas republicanas que marcaram afincadamente a sua história no inicio do seculo passado, justificando em pleno a escolha  da “Feira Republicana” e a “Primeira República” como o período a ser recriado.
 Num espaço de excelência para a realização deste tipo de iniciativas, a feira foi inaugurada com corte de fita pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, contando com a presença do Sr. Presidente da assembleia Municipal, Vereadores da Câmara Municipal e Presidentes das Juntas de Freguesia do Concelho.
Os mercadores, as tradicionais tasquinhas das Associações Concelhias, Viaturas á época, Burros, vendedores itinerantes e o habitual ardina marcaram a sua presença em 3 dias de muitas atividades, representações da história das nossas vilas.
A primeira noite contou um pouco com a história de Bustos e o surgimento daquela extinta Freguesia, das lutas entre republicanos e monárquicos e o papel de Jacinto dos Louros na Construção de Bustos, terminou a mesma com espetáculo de fogo de artifício e animação musical. Sábado e Domingos com tarde bastantes ricas em música e nas desavenças e convulsões existentes no Troviscal e Mamarrosa, desde a Expulsão dos pimentas à excomunhão da banda escolar do Troviscal  e a valente sova no Padre da Mamarrosa.

As críticas foram bastante positivas, pois todas reconhecem que a história local deve ser retratada  e decerto que esta é uma das melhores formas de o fazer.
Numa iniciativa promovida pelo município de Oliveira do Bairro e implementada pela Companhia de Teatro (Viv’arte), em parceria com a União de Freguesias de Bustos, Troviscal e Mamarrosa e com várias entidades e associações concelhias, congratulamos a todos os participantes e habitantes da terra por se terem juntado a nós neste evento pioneiro, épico, histórico e cultural.