Mamarrosa volta a Saint Onen La Chapelle

23 setembro 2014

A vila da Mamarrosa viveu mais um momento de grande significado ao deslocar-se a Saint Onen La Chapelle, nos passados dias 11 a 15 de setembro, a fim de participar no “COMICE AGRICOLE duCanton de St-Méen-le-Grand”.

A comitiva bairradina composta por 39 pessoas, entre as quais os representantes da Junta de Freguesia, o Comité de Geminação da vila da Mamarrosa, os elementos do Rancho Folclórico das Vindimadeiras e o Grupo d’Raiz, partiram rumo à região da Bretanha com o objetivo de participar ativamente no “COMICE AGRICOLE duCanton de St-Méen-le-Grand”, que decorreu em Saint Onen La Chapelle, nos dias 13 e 14 de setembro. Esta é uma feira agrícola que ocorre naquela vila de 20 em 20 anos e que pretende mostrar e dinamizar toda a cultura/atividade agrícola que se produz naquela região.

À chegada à Bretanha, a comitiva bairradina foi recebida pelo Comité de Geminação de Saint Onen La Chapelle, representado pela Madame Mireille, e pelo Presidente da Junta de Freguesia,Louis Boahnne, junto à Junta de Freguesia, com uma receção muito calorosa por parte de todas as famílias e entidades presentes. No dia 13, todos se prepararam para participar na Feira Agrícola. O dia iniciou com um desfile pelas ruas da Vila até ao local da feira, onde foi possível fazer a sua visita assim como mostrar a cultura e gastronomia portuguesas, através da degustação de comida e bebida típica portuguesa. O Rancho Folclórico das Vindimadeiras fez duas apresentações neste recinto, as quais foram do agrado de todos. No final do dia, teve lugar o jantar convívio, onde foram entregues alguns prémios relativos a várias provas agrícolas que decorreram ao longo do dia (concurso de lavoura com máquinas agrícolas grandes, concurso de lavoura com máquinas agrícolas pequenas, prova de perícia com tractores e reboques, entre outros…) e o qual foi abrilhantado pelo Grupo d’Raiz.Este foi sem dúvida um momento muito salutar, pois foi possível juntar as duas nacionalidades em torno da música portuguesa.No dia 14, no período da manhã, o presidente da Junta de Freguesia da União de Freguesias; Duarte Novo, em conjunto com o Presidente da Junta de Freguesia de Saint Onen La Chapelle, Louis Boahnne, acompanhados pelos respetivos presidentes do Comité de Geminação Madame Mireille e Manuel Martins, descerraram uma placa comemorativa alusiva à geminação entre as duas vilas numa das entradas principais desta vila reforçando, assim as já colocadas, seguindo-se posteriormente os discursos.

As palavras de agradecimento e a promessa de continuidade desta geminação saíram de todos os intervenientes.