Cartas ao Pai Natal e Postais de Natal - 2015

16 dezembro 2015

 A Junta de Freguesia da União de Freguesias de Bustos, Troviscal e Mamarrosa lançou dois desafios às escolas do 1ºciclo do ensino básico e instituições com ensino pré-escolar da Freguesia. Assim as crianças até ao 3º ano de escolaridade elaboraram um postal de natal e os alunos do 4º ano redigiram uma carta ao Pai Natal. 

Aqui fica o resultado final do desafio/concurso, da carta ao Pai Natal com a publicação das 4 cartas vencedoras no Jornal da Bairrada e a mostra dos muitos postais que decoram diversas árvores de Natal nas secretarias da Junta de Freguesia.
Realçamos que os postais de Natal que foram enviados para mais de 80 entidades foram elaborados pelas nossas crianças.
 
1ºCEB Mamarrosa
 
Feliz Natal! Hou!!! Hou!!!
 
Carta ao Pai Natal
O Natal, para mim, é símbolo de paz, amor, amizade, fraternidade, festa e convívio da família.
Eu gostaria que este Natal fosse divertido, acolhedor, cheio de alegria e prendas.
Mas, eu sei que nem todos podem ter tudo o que desejam, então, vou esforçar-me por ajudar os que mais necessitam. Posso oferecer presentes, comida e até alguma roupa a quem precise.
Para os que vivem em guerra, vou rezar por eles e pedir que esta acabe bem depressa.
Temos de ter fé e acreditar que este vai ser um ano melhor. Espero que todos consigam ter a paz desejada e estar em família.
Sei que o nosso país está em crise, porque ouço os meus pais a falar e também vejo na televisão. Por isso, desejo que este Natal seja bom para todos e que consigam ter emprego, casa e conforto.
Para mim, desejo que a minha família tenha saúde e gostava de receber uma fábrica de fazer massagens e um piano novo.
Desejo que este Natal nos traga esperança de um mundo melhor!
                                                                                             
Joana Henriques, 4ºano 
 
 
          
1ºCEB BUSTOS
 
Bustos, 1 Dezembro de 2015
 
Querido Pai Natal:
Somos os alunos da turma B4, do Centro Escolar de Bustos, e estamos a escrever-te porque a chegada do Pai Natal deixa-nos ansiosos. Esta é uma época de magia, e, mais do que dar e receber prendas, é a altura de presentear os nossos pais, os nossos avós e os nossos irmãos com carinho, amor, sinceridade e com palavras de sabedoria porque é a festa da nossa família.
Assim, sabemos que o Natal apesar de ser no último mês do ano, ou seja, no dia 25 de dezembro, não significa para nós “fim de ano”, mas sim, recomeço, nascimento de Jesus, esperança de um novo ano que se aproxima e desejo de ter connosco todas as pessoas queridas que fazem parte da nossa vida.
Os familiares que estão emigrados vêm para conviver na noite mais especial, a noite de natal, em que tudo é maravilhoso. Desde o tradicional, bacalhau com batatas e couves, às sobremesas, nomeadamente, filhós, rabanadas, sonhos, bilharacos, pão de Ramon e bolo-rei.
As nossas casas estão decoradas ao pormenor, o pinheiro de Natal parece cintilar com as luzes e os enfeites e o presépio parece real.
Ficamos a aguardar a tua chegada com um presentinho!
A juntar a esta quadra natalícia, temos o convívio, o espírito de amizade e solidariedade entre os elementos da nossa família.
Para nós, o Natal é a esperança de um futuro melhor!
Até breve
Turma B4, 4ºano
 
 
1º CICLO IPSB – 4ºano
 
Oiã, 27 de novembro de 2015
Querido Pai Natal!
Sou o Tiago, vivo numa aldeia chamada Giesta e tenho 10anos. Sou baixo e tenho os olhos castanhos e o cabelo também. Tenho duas irmãs, uma é Leonor e tem cinco anos, a outra é Inês e tem dois anos.
Gosto muito de jogar à bola com os meus amigos. O meu melhor amigo é o Tomás. Nos meus tempos livres vejo televisão, jogo PSP e brinco com as minhas irmãs.
Este Natal queria receber apenas uma mesa de matraquilhos. Queria este presente porque eu e os meus primos gostamos muito de jogar matraquilhos.
Acho que este ano me portei bem e tenho-me esforçado na escola para melhorar as minhas notas.
Além dos matraquilhos peço-te ainda paz para o mundo inteiro.
Pai Natal gostava muito de conhecer a tua fábrica de brinquedos. Como consegues distribuir tantos presentes numa só noite?
Também gostava de conhecer os duendes e as renas.
Será que me podes dizer como és? És gordo ou magro? Tens mesmo barbas brancas e grandes? Vives mesmo na Lapónia?
Não te enganes na minha morada Pai Natal e não te esqueças dos presentes para as crianças mais pobres!
Por último quero desejar a todas as crianças do mundo um Feliz Natal e a ti também querido Pai Natal! Sei que vai ter muito trabalho nessa noite!
Despeço-me com muitos abraços e beijinhos!
Tiago Filipe Dias Santos
 
 
CENTRO ESCOLAR DO TROVISCAL
Troviscal, 1 de Dezembro de 2015
 
Querido Pai Natal
Como estás? Espero que estejas bem.
Sabes, como já não tenho notícias tuas há imenso tempo, resolvi escrever-te. Sei que, nesta altura, deves andar muitíssimo atarefado.
Gostava que me trouxesses algumas prendas mas sei que há muitos meninos que precisam muito da tua ajuda. Atende-os, primeiro. Faz com que eles sejam mais felizes.
Dá-lhes muito amor, carinho, alegrias, amizades e muita saúde. Faz com que haja paz em todo o mundo e que acabem as guerras.
Gosto de ti, Pai Natal. Tu és uma flor cheia de brilhantes. És muito nosso amigo e podias dar um bocadinho de presentes aos meninos que não têm família. Tu és lindo Pai Natal! És uma jóia de cristal!
Nós precisamos um bocadito dos teus presentes e todos precisam de ti. Tu tens uns sapatos tão giros! Eu te amo, Pai Natal! És muito fixe e fofo. E tens umas renas giras. Como é que as arranjaste?
Não te esqueças de me responder…
Querido Pai Natal, és uma luz cheia de energia.
Toma cuidado contigo não te constipes para poderes trazer todos os presentes, principalmente para os meninos que não têm nada.
Como nós achamos que és um diamante com muitos poderes, chega rápido a todas as casas, pois sabemos que tens um coração cheio de amor.
A nossa carta já vai longa e cheia de pedidos mas espero que possas realizar alguns dos nossos desejos. Não te esqueças que há crianças que precisam mais de presentes do que nós.
Fica tranquilo que vais encontrar em muitas casas um leitinho e umas deliciosas bolachas para teres energia para cumprir a tua tarefa.
Um grande abraço e muitos beijinhos de todos os alunos do Centro Escolar do Troviscal.

Contactos

Rua Jacinto dos Louros nº 6

3770-017 Bustos

Tel: 234 753 754 

Fax: 234 754 993 

Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.