MANUTENÇÃO OU CORTE DE ARBUSTOS,RAMOS,TRONCOS E ÁRVORES PENDENTES PARA A VIA PÚBLICA-2017

12 janeiro 2017

Manutenção ou corte de arbustos, ramos, troncos e árvores pendentes para a via pública

A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro publicou no passado dia 10 de Janeiro de 2017 Edital onde apela à sensibilidade e sentido de cidadania de todos os munícipes, para que procedam à manutenção ou corte, nas suas propriedades, de arbustos, ramos, troncos e árvores pendentes para a via pública. 
A Câmara Municipal torna assim público que: 
1. Os proprietários, usufrutuários ou rendeiros dos prédios confinantes com as vias municipais são obrigados a: 
a) Cortar as árvores que ameaçam cair para as referidas vias; 
b) Remover árvores que por efeito de queda se encontrem a obstruir a circulação rodoviária; 
c) Cortar os troncos e ramos das árvores que pendem sobre as vias, reduzindo as condições de visibilidade do trânsito e a segurança pública; 
d) Roçar e aparar, lateralmente, no período de 1 de abril a 15 de maio de cada ano, os silvados, balsas, sebes, arbustos ou árvores existentes nos valados, estremas ou vedações que confinem com as plataformas das vias, de modo a garantir a visibilidade e circulação do trânsito, assim como a circulação pedonal em segurança. 
2. Em caso de queda ou obstrução da via pública, da qual resultem danos pessoais ou materiais, os proprietários/usufrutuários ou detentores de quaisquer outros direitos sobre o terreno ficam sujeitos a responsabilidade civil pelos danos causados e, consequentemente, obrigados ao ressarcimento dos mesmos a título de indemnização. 
3. Decorre ainda do n.º 2 do art.º 5.º do Código da Estrada que os obstáculos eventuais sobre a via, que inibam ou prejudiquem o seu livre trânsito, devem ser sinalizados por aquele que lhe der causa, por forma bem visível e a uma distância que permita aos demais utentes da via tomar as precauções necessárias para evitar acidentes. 
4. Em caso de incumprimento das ações, serão as mesmas executadas pela Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, a expensas dos respetivos proprietários/usufrutuários ou detentores de quaisquer direitos sobre terreno, nos termos da legislação acima referida.

Contactos

Rua Jacinto dos Louros nº 6

3770-017 Bustos

Tel: 234 753 754 

Fax: 234 754 993 

Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.