Via Sacra em Bustos

05 maio 2014

Na passada sexta-feira, dia 18 de abril, à hora marcada, decorreu no Adro da Igreja Paroquial de Bustos a Via Sacra encenada pelo Grupo de Jovens Pegadas de Bustos.

Esta altura da Páscoa é, para os católicos, uma oportunidade cíclica de aprofundar os alicerces da sua fé em Cristo. O que o grupo de jovens "Pegadas" fez, nesta Sexta-feira Santa, foi precisamente isso - aprofundar a sua fé. Mas não foi só - com a natural implicação dos seus pais, das catequistas, da Fábrica da Igreja, dos seus amigos, de empresas e entidades que colaboraram e de outros elementos da comunidade, de diversos sectores e "graus" de religiosidade, ajudaram a aprofundar, também, os alicerces da comunidade, levando-a a fazer um excelente exercício de trabalho cooperativo.

Numa noite fria de primavera, o Adro da Igreja Paroquial de Bustos serviu de palco perfeito para a encenação, neste ano acrescida da última Ceia, à qual todos reconheceram grande dignidade e qualidade, onde foram recriados os últimos momentos da vida de Cristo, com um manifesto cuidado nos trajes, na simplicidade dos textos para que todos recebessem a mensagem, e no empenho dos aderecistas e atores.

A celebração foi encerrada com a intervenção do Padre Arlindo que enalteceu o trabalho desenvolvido pela comunidade, muito em especial pelas catequistas e seus pupilos.

Depois da componente litúrgica e do trabalho concluído, as conversas fluíram - os risos voltaram, sinal que os medos foram completamente dissipados.

Por fim, a organização agradece:

- a toda a catequese, às crianças, adolescentes, jovens e aos seus pais, assim como a todas as catequistas pelo empenho, participação e dedicação

- ao Sr Padre Arlindo,

- à Fábrica da Igreja,

- à Câmara Municipal de Oliveira do Bairro,

- à Junta de Freguesia da União de Freguesias de Bustos, Troviscal e Mamarrosa

- ao IPSB,

- ao Orfeão de Bustos,

- à Dona Clara Aires e à Dona Benilde

- à Padaria Espiga D’Oiro e à Padaria Sobreiro 91

- à empresa Canto Novo da Palhaça

- ao fotógrafo de serviço Manuel Pereira

- à cabeleireira Gina

- a todos aqueles que direta ou directamente ajudaram para que esta atividade se pudesse realizar.

- aos técnicos de som e luz e de montagem de cenários que trabalharam para que este dia se pudesse tornar realidade e para que estivéssemos aqui.

- a todos os atores que se disponibilizaram para encenar esta Via Sacra e que toda a sua alegria e vontade permaneça nos seus corações.