Notícias
Piscina de Mamarrosa reabre ao público a 18 de junho

A piscina de Mamarrosa será oficialmente aberta no dia 18 de Junho de 2015.
O jardim e espaço envolvente, a infraestrutura em si, bem como a zona de banhos, continuam a possuir excelentes condições para acolher todos os que possam passar pela Mamarrosa e desfrutar de longas tardes de Verão.
No horário de segunda a domingo, das 14.00h às 20.00h, a Piscina da Mamarrosa é um pequeno oásis para os dias de calor que se avizinham e uma alternativa singular à agitação das grandes praias.
Venha até lá!
Atividades do IEC - junho

05 Junho - 18:00h - 19:30h - Conversas ao Pôr-do-Sol - IEC Mamarrosa
Título: Oliveira do Bairro: Município Europeu de Cultura Científica
20 Junho - Entrega de Certificados e Trabalhos aos Alunos do 4º Ano
|
Sábado, 20 de Junho: às 10:00 - 11:30 |
||
|
Quartel das Artes Dr. Alípio Sol Praça do Município, 3770-851 Oliveira do Bairro |
|
|
PROGRAMA (Provisório)
Sábado, 20 de Junho de 2014, às 10h00
Quartel das Artes (Oliveira do Bairro)
10:00 horas: Abertura
Sónia Ferreira
Diretora de Programas e Gestão do IEC
10:10 horas: Dinamizar as escolas
Arsélio Pato de Carvalho
Diretor do IEC
10:25 horas: Entrega dos Certificados aos alunos do 4º ano do 1º Ciclo que frequentaram os cursos de Ciências Experimentais e Livro e Leitura do IEC
11:00 horas: Depoimento dos diretores das escolas
Júlia Gradeço
Diretora do Agrup. Escolas de Oliveira do Bairro
Carlos Magalhães
Diretor do Agrup. Escolas de Aveiro
11:20 horas: Encerramento
Mário João Oliveira
Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro
20 Junho - Entrega de Certificados dos Estudos Avançados
|
Sábado, 20 de Junho : às 16:00 - 18:00 |
||
|
|
Quartel das Artes Dr. Alípio Sol Praça do Município, 3770-851 Oliveira do Bairro |
|
PROGRAMA (Provisório)
Sábado, 20 de Junho de 2014, às 16h00
Quartel das Artes (Oliveira do Bairro)
16:00 horas: Abertura
Sónia Ferreira
Diretora de Programas e Gestão do IEC
16:10 horas: Dinamizar as escolas
Arsélio Pato de Carvalho
Diretor do IEC
16:25 horas: Entrega dos Certificados aos alunos e professores do Ensino Secundário que frequentaram os Estudos Avançados do IEC
16:50 horas: Apontamento musical
17:00 horas: Depoimento de alunos e professores que frequentaram os Estudos Avançados “O fundamental do que eu aprendi nos Estudos Avançados”
17:15 horas: Depoimento dos diretores das escolas
Diretores das escolas com protocolo com o IEC
17:30 horas: O IEC aproxima as escolas dos institutos de investigação científica
Carlos Fiolhais
Universidade de Coimbra
17:40 horas: Ciência nas escolas
Rosalia Vargas*
Diretora da Ciência Viva
17:50 horas: Encerramento
Mário João Oliveira
Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro
* A confirmar
Dia Mundial da Criança na União de Freguesias

No âmbito da comemoração do dia mundial da criança, a junta de freguesia da União de Freguesias de Bustos, Troviscal e Mamarrosa, em parceria com o Centro Ambiente para Todos, ABC de Bustos, Centro Escolar de Bustos, Troviscal e Mamarrosa e IPSB promoveu a pintura ao ar livre com a decoração de um mural preparado para o efeito
Assim: à entrada do Parque do Sobreiro – Bustos pelas 10.00h, no largo do IEC – Mamarrosa pelas 14.00h e no largo da Igreja – Troviscal, pelas 14.30h, tendo como objetivo principal mostrar à população em geral a imaginação das crianças da sua terra, as crianças deixaram a sua marca e disseram nós somos o futuro da nossa terra.
Os nossos pequenos pintores foram ajudados pelas auxiliares e professores nesta atividade onde não faltou o espirito de equipa. Solicitou-se o apoio das instituições que disponibilizaram vários materiais necessários para o efeito.
Durante a atividade vários foram os registos fotográficos e impressões deixadas pelas crianças, tendo culminado com uma fotografia de grupo e a entrega de balões.
Em baixo encontram-se algumas impressões das crianças:
• Martim – 9 anos – 3ºano do Centro Escolar de Bustos – eu estou a gostar de pintar. Hoje é um dia muito especial, desejo que as crianças sejam felizes!
• Bárbara Rocha. 9 anos, 4ºano (IPSB) – O desenho que fiz foi o planeta contente porque o planeta também merece ver as crianças contentes e também escrevi os 10 direitos das crianças, porque elas também devem ter direitos. Às crianças que estão neste país desejo muita sorte… e que não haja guerra entre as crianças, porque eu já vi nas notícias uma criança com uma arma na mão!
• Joana, 10 anos, 4ºano (IPSB). Desenhei um coração que significa o amor e o carinho. Pintei o mundo que significa todas as crianças que o habitam e desenhei uma casa para que todas as crianças tenham uma casa. Eu estou a gostar muito deste dia porque gosto de pintar e achei muito bem feito terem festejado o dia da criança. Espero que todas as crianças fiquem felizes neste dia, tenham acolhimento, amor dos pais e da família.
• Martim, 5anos (pré-escola) – Fiz um tapete e uma flor. Hoje é dia da criança e eu hoje diverti-me com todos.
. Kauan 5 anos (ABC) – Escrevi os nomes no dia da criança e depois também escrevi para me portar bem. Toda a gente gosta do dia da criança.
. Íris, 5 anos (ABC) – eu pintei um menino porque hoje é dia da criança. Para mim ser criança é brincar!
• Diana Fernandes, 9 anos (Pólo do Troviscal) – No dia da criança eu dediquei-me à escrita. Eu estou a gostar deste dia. Um feliz dia da criança e que todas as crianças sejam felizes.
• Inês, 7 anos (Polo do Troviscal) – Eu pintei um sol, um menino, um pássaro, uma flor. Hoje é dia da criança e gostei muito da atividade.
• Lara, 5 anos (Centro Ambiente) – Hoje no dia da criança eu pintei a minha casa e o meu nome. Gostei muito!
. Matilde, 3ºano (EB Mamarrosa) - Gostei muito desta atividade ao ar livre do dia da criança! Que sejam todos felizes!

VI FESTA DA FAVA NO TROVISCAL - 2015

Realizou-se, no passado dia 30 de Maio, a VI edição da festa da Fava no Troviscal. Iniciativa promovida pelas associações daquela vila apoiadas na autarquia local.
Com uma temperatura amena, à hora marcada estavam confeccionados vários tipos de pratos para o gosto das cerca de 800 pessoas que por ali passaram. Com musica ambiente para todos os gostos, mesmo para aqueles que também gostam de cantar, o Parque da Vila do Troviscal foi pequeno para os amantes, simpatizantes da fava ou mesmo daqueles que apenas que por ali passaram para conviver.
Desporto Escolar - IPSB nos (INTER) Nacionais

Depois de superarem as fases locais e regionais, mais de 2.500 alunos do escalão juvenil disputaram as finais nacionais em 22 modalidades desportivas em Lisboa.
O Campeonato Nacional de Desporto Escolar, que se realiza pela segunda vez consecutiva na capital recebeu alunos de todo o país que chegaram, na sua quase totalidade, em comboios especiais à Estação de Santa Apolónia.
Seguiu-se uma receção no Terreiro do Paço onde os alunos de diversas escolas profissionais acolhem os seus colegas que competiram bem como os respetivos professores.
A cerimónia de abertura teve lugar no Coliseu dos Recreios pelas 21h30 do dia 14 de Maio. Foi um final de semana de festa com características únicas conjugando a potencialidade do talento desportivo com momentos de alegria, convívio e solidariedade.
Organizado pela Direção Geral de Educação e pela Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares, o evento inseriu-se no Programa de Desporto Escolar, que neste ano letivo de 2014/15 proporcionou a prática regular de 37 modalidades desportivas a mais de 184 mil alunos, em todos os agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas do país.
O IPSB mais uma vez marcou presença nestes campeonatos com uma comitiva de 42 atletas divididos por 3 Modalidades (Atletismo, Ginástica e Voleibol), alcançando resultados de relevo.
Na modalidade de Atletismo, destacaram-se individualmente os alunos/atletas Miguel Cabral e Érica Grangeia que ganharam as corridas de 100 metros e conquistaram o direito de participar no campeonato do Mundo de Desporto Escolar a Realizar na China de 27 de Junho a 2 de Julho.
Destacaram-se ainda as alunas/atletas, Juliana Rei ao sagrar-se Campeã Nacional de Lançamento do Peso e Beatriz Rodrigues ao alcançar o 3º lugar do pódio nos 1500 metros.
Coletivamente a Equipa Juvenil Feminina sagrou-se Vice Campeã Nacional que lhes permite representar Portugal nos Jogos FISEC de 8 a 14 de Julho em Malta.
A Equipa Juvenil Feminina de Atletismo – Érica Grangeia, Juliana Rei, Beatriz Rodrigues, Inês Arada, Joana Moreto, Bárbara Santiago, Tatiana Marques, Cláudia Estarreja, Beatriz Bem Haja, Inês Fernandes, Cristiana Oliveira e Vanessa Meles. (Juiz/Árbitro – Joana santos)
Na modalidade de Ginástica o IPSB apresentou a maior comitiva de sempre em campeonatos nacionais com 11 alunos, divididos por Ginastas e Juízes. Destacaram-se os alunos/ginastas Vice Campeões Nacionais de Ginástica Artística, Noémia Conceição e Henrique Loureiro.
Destacaram-se ainda os alunos/ginastas, Nuno Oliveira e Rita Fernandes ao alcançarem um 4º Lugar em Ginástica Acrobática (Par Misto) e Diogo Vicente 6º Classificado em Ginástica Artística.
Na modalidade de Voleibol, a Equipa Juvenil Feminina sagrou-se Vice Campeã Nacional, alcançando mais uma vez um pódio (o décimo) em competições nacionais e mostrando consistência na qualidade apesentada desde que a esta modalidade foi criada no colégio.
A Equipa Juvenil Feminina de Voleibol – Beatriz Santos, Rita Amante, Patrícia Nunes, Mariana Costa, Inês Ribeiro, Inês Pato, Maria Navas, Eva Reis, Rafaela Mendes, Mariana Oliveira, Nádia Almeida e Rosa Lopes. (Juiz/Árbitro – Joana Cardoso e Sabrina Cavadas)



